sábado, 27 de dezembro de 2014

S. Julião e Buarcos


ACABAR COM A ABERRAÇÃO !!!
 
Finalmente gerou-se um movimento para pôr termo à aberração criada por uns inconscientes que, esgrimindo com a história, tentaram assassinar a designação de uma freguesia com passado.
Colocar toda a cidade da Figueira da Foz sob a tutela da freguesia que ostenta o nome de uma vila, foi um crime de lesa património que nunca será perdoada.
Figueirenses com sangue de faneca, indiferentes ao que se passa à sua volta, permitiram que a aberração pontificasse e, agora, volvido demasiado tempo, acordaram da sua letargia (nem sabemos se são, efetivamente, figueirenses) e resolveram pôr termo ao disparate, sublinhando a pretenção de alterar a inconcebível moldura inicial, modificando o nome da freguesia para S. Julião e Buarcos.
A página está aberta, o dossiê escancarou as portas, e, um tanto ou quanto coxo, tudo aponta para que a aberração que a estupidez sansionou, venha a ter, a breve trecho, uma emenda que, ao fim e ao cabo, desta feita não será pior do que o soneto.
Nota final: A propósito do presidente da Junta defender sempre o brasão de Buarcos, chamo a sua atenção para o facto de que as freguesias não têm brasão mas sim as localidades. Na circunstância, a vila de Buarcos tem quatro castelos (as aldeias têm três) e o brasão da cidade da Figueira da Foz possui cinco.


2 comentários:

dilita disse...

Certo!
O seu a seu dono !!!

Bom Domingo.

Dilita

Joaquim Moreira disse...

Na minha opinião que sempre mantive, penso que o mais adequado dadas as circunstâncias, era criar uma freguesia com um novo nome, mantendo inalteráveis, todas as características identificáveis da Figueira da Foz (S.Julião) e Buarcos. Um novo nome possível: Freguesia de Santa Catarina, que tem ligações às duas povoações.
Cumprimentos
Joaquim Moreira