TRIPELA, modalidade desportiva inventada em Portugal (por um figueirense)

No próximo dia 14 de Junho, no Pavilhão Desportivo da Juventude do Lis, em Leiria, a partir das 15 horas, uma equipa de andebol (Juve Lis) e outra de futsal (Núcleo Sportinguista de Leiria) vão apresentar, pela primeira vez a nível mundial, uma nova modalidade desportiva.
Trata-se da TRIPELA, onde mãos e pés têm papel preponderante. Inspirada, fundamentalmente, no futebol e no andebol, mas recorrendo, igualmente, a empréstimos de outras (basquetebol, corfebol, râguebi), esta nova modalidade foi criada pelo Professor do Instituto Politécnico de Leiria, Rui Matos (natural da Figueira da Foz), estando a despertar enorme interesse nos meios desportivos da cidade do Lis.
A grande novidade consiste no facto de o gesto básico desta modalidade começar numa recepção com as mãos e culminar com um pontapé sem que a bola toque, previamente, o solo. Assim, a habitual dicotomia entre modalidades onde o contacto com a bola é feito, essencialmente, pelos membros superiores (basquetebol, corfebol, voleibol, andebol) e, pelo contrário, pelos membros inferiores (futebol), é, aqui, ultrapassada! Será a única modalidade desportiva colectiva onde a recepção e a projecção da bola deverão, obrigatoriamente, ser realizadas por diferentes segmentos corporais.