quarta-feira, 30 de setembro de 2009
A frase
O pensamento do dia
Paulo Francis
.
Paulo Francis, pseudónimo de Franz Paul Trannin da Matta Heilborn, nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de Setembro de 1930 e morreu em Nova Iorque, a 4 de Fevereiro de 1997. Foi um jornalista, crítico de teatro e escritor.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Política

Apetece-me, no entanto, dizer, que a montanha não pariu um rato mas uma ratazana, ou, pior ainda, um dinossauro, tais as ambiguidades contidas no discurso e as graves suposições nele contidas.
Uma conclusão resulta da intervenção de Cavaco Silva: foi extemporânea e permitiu que dela se tirassem algumas negativas ilações, como, por exemplo, de que, por ser inoportuna, terá condicionado a campanha eleitoral para as legislativas.
É que, como aliás ressalta de intervenções de várias forças partidárias (o PS está ainda a estudar a forma de manifestar a sua reacção) é pertinente questionar Cavaco Silva por que não se pronunciou no momento próprio, independentemente de estar ou não a decorrer a campanha eleitoral.
E, também, perguntar-se-á porque razão só hoje, conforme salientou, iniciou o processo de averiguações quanto à segurança informática do seu gabinete.
Para além do mais, deixou uma preocupação acrescida nos portugueses, exactamente no aspecto desse receio de que nem a segurança dos serviços da Presidência da República parece assegurada.
E quando assim é…
Autárquicas 2009
O pensamento do dia

"A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano".
Voltaire
François-Marie Arouet , mais conhecido pelo pseudónimo Voltaire, nasceu em Paris a 21 de Novembro de 1694, morrendo naquela cidade em 30 de Maio de 1778. Foi escritor, ensaísta e filósofo iluminista, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, incluindo a religiosa.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Legislativas 2009
O pensamento do dia
domingo, 27 de setembro de 2009
Porque hoje é domingo
sábado, 26 de setembro de 2009
Figueira da Foz
O pensamento do dia

Vergílio Ferreira
Vergílio António Ferreira, natural de Melo, concelho de Gouveia, onde nasceu a 28 de Janeiro de 1916, e faleceu em Lisboa em 1 de Março de 1996.
Embora formado como professor (veja-se a referência aos professores de Manhã Submersa e Aparição), foi como escritor que mais se distinguiu. O seu nome continua actualmente associado à literatura tendo sido galardoado, em 1992, com o Prémio Camões.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Legislativas 2009

Confesso que nunca uma campanha eleitoral como a que decorre, me divertiu tanto, tivessem elas em vista eleger europeus, deputados ou autárquicos (estas ficam para mais tarde).
Se me fosse dado esse privilégio, não tenho a menor dúvida de que a cruzinha iria para os Gato Fedorento, já que esses, sim, estiveram à altura do momento que se vive neste país de brinquedo onde nasci e vivo.
Para Primeiro-Ministro hesitaria entre José Diogo Quintela, Miguel Góis, Ricardo Araújo Pereira ou Tiago Dores, mas aproveitá-los ia todos para o elenco da Assembleia da República.
Mas voltando a falar de assuntos sérios (?) desde a sorumbática Manuela Ferreira Leite até à verborreia de José Sócrates, que, tal como um malabarista (não disse mabalarista…), extasiou os seus apaniguados e outros, até à condenação do Inverno para nos oferecerem o Paraíso ou, pasmem, se falar da reciclagem de votos (esta até aceito em nome da defesa do ambiente…) de tudo um pouco se viu neste “circo” de que todos nós, ao fim e ao cabo, somos obrigados a fazer parte.
O cartão amarelo ao PS nas europeias, que muitos acreditaram viesse a transformar-se em vermelho com muitos jogos de suspensão, acabou, afinal, por transformar-se numa cartolina rosa, a acreditar nas sondagens, sem lugar a admoestação…
Vá lá compreender-se este povo que, na generalidade, ao longo destes quatro anos e meio, disse cobras e lagartos do actual governo.
Mas Sócrates proferiu uma frase que deu novo rumo aos acontecimentos, ao anunciar, em plena campanha, que ia mandar pela borda fora alguns ministros.
Isto corresponde a dizer que depois da tourada de Manuel Pinho, a garraiada ainda agora vai nas cortesias…
E depois duma campanha em feiras e mercados, com muitos petiscos e beijinhos à mistura, não se esqueçam de votar no próximo Domingo. E votem bem, pois, se votarem mal, tudo ficará como dantes, quartel-general em Abrantes.
Mas não se preocupam muito com a colocação das cruzinhas… porque o destino está traçado, ou não fôssemos o país do Fado.
Para a história da Figueira da Foz CXC

O pensamento do dia

Eça de Queiroz 1867
José Maria de Eça de Queirós, nasceu na Póvoa de Varzim em 25 de Novembro de 1845 e faleceu em Paris a 16 de Agosto de 1900. Foi um dos mais relevantes escritores portugueses. Foi autor, entre outros romances, de Os Maias e O crime do Padre Amaro, este adaptado ao cinema e considerado o melhor romance realista português do século XIX.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Para a história da Figueira da Foz CLXXXIX

Autárquicas 2009
.
Silvina Queiroz, candidata pela CDU à Câmara Municipal da Figueira da Foz, em entrevista a "O Figueirense", falando sobre o edifício do Vale do Galante.
O pensamento do dia

quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Outono
Autárquicas 2009
O pensamento do dia
terça-feira, 22 de setembro de 2009
A...s frase...s
Autárquicas 2009
O pensamento do dia

segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Para a vida eterna
.
Autárquicas 2009
O pensamento do dia

"Líderes vão e vêm, mas o povo permanece. Apenas o povo é imortal."
.
Joseph Stalin
.
Josef Stalin nasceu em Gori (Geórgia) a 18 de Dezembro de 1878 e morreu em Moscovo em 5 de Março de 1953. Foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comité Central a partir de 1922 até a sua morte, sendo assim o líder de facto da União Soviética.
domingo, 20 de setembro de 2009
Efemérides
.
Decreto de 1882
.
"Atendendo a que a vila da FIGUEIRA DA FOZ, no distrito de Coimbra, é actualmente uma das mais importantes do reino pela sua população e riqueza; e desejando por ocasião da minha recente visita àquela vila, dar aos habitantes dela um solene testemunho de apreço pelos honrados esforços que têm empregado para o seu progressivo desenvolvimento: hei por bem fazer mercê à dita vila de FIGUEIRA DA FOZ de a elevar à categoria de cidade com a denominação de CIDADE DA FIGUEIRA DA FOZ; e me apraz que nesta qualidade goze de todas as prerrogativas, liberdades e franquias que directamente lhe pertencerem, devendo expedir-se à respectiva Câmara Municipal a competente carta, em dois exemplares, uma para título daquela corporação e outra para ser depositada no Real Arquivo da Torre do Tombo.
O ministro e secretário de estado dos negócios do reino assim o tenha entendido e faça executar.
Paço, em 20 de Setembro de 1882. REI." (D. Luiz)


Porque hoje é domingo
sábado, 19 de setembro de 2009
desporto

Depois da medalha de bronze no K4 200 com Teresa Portela, Joana Sousa e Helena Rodrigues nos mundiais de pista (disciplina olímpica) do Canadá, a atleta portuguesa conquistou agora um inédito título mundial nas maratonas, depois da prata em 2004 e bronze em 2006.
O pensamento do dia

José Saramago
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Efemérides
O pensamento do dia

Henriy Miller
Henry Valentine Miller, escritor norte-americano, nasceu em Manhattan, New York, a 26 de Dezembr de 1891, e faleceu em Los Angeles em 7 de Junho de 1980.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Política
O líder do BE acusou hoje o ministro das Finanças e ‘número dois’ do PS pelo Porto, Teixeira dos Santos, de «jogar com a vida das pessoas» ao anunciar para 2015 a criação de 23 mil postos de trabalho.
O pensamento do dia

quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A notícia do dia

Quase dois milhões de espectadores (mais de 1,9 milhões), um share de 46,5 por cento, digno de final de telenovela na TVI, foi o resultado em audiências da entrevista de Manuela Ferreira Leite a Ricardo Araújo Pereira em “Gato Fedorento esmiúça os sufrágios”, na SIC. O momento de humor, inspirado no sucesso norte-americano "Daily Show", de John Stewart, bateu mesmo o jogo de futebol do dia, que opôs o Futebol Clube do Porto ao Chelsea (44,9 por cento de share), transmitido na RTP.
Efemérides
O pensamento do dia

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte nascido Napoleone di Buonaparte, nasceu em Ajacci em , 15 de Agosto de 1769, morrendo em Santa Helena, 5 de Maio de 1821. Foi o dirigente efectivo de França a partir de 1799 e, adoptando o nome de Napoleão I foi Imperador de França de 18 de Maio de 1804 a 6 de Abril de 1814, posição que voltou a ocupar de 20 de Março a 22 de Junho de 1815.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
O pensamento do dia
