quarta-feira, 28 de março de 2007
INTERRUPÇÃO
INTERRUPÇÃO... O PROGRAMA SEGUE DENTRO DE MOMENTOS...
Por razões logísticas (obras em casa), vejo-me forçado a interromper a edição deste blogue durante os próximos três dias.
Espero regressar no Domingo.
Sei que esta informação não é importante, mas, pelo menos, servirá para avisar os meus amigos visitantes.
Até já!!!
Aníbal José de Matos
Efemérides
28 de Março de 1840
Nasce em Maiorca (Figueira da Foz) o actor António Dias Guilhermino, muito conhecido pela alcunha de "Canaia", por cantar, com muita graça, a canção "Zé Canaia". Estreou-se como amador teatral, no Teatro Boa União, situado no Pinhal (Figueira da Foz), aos 15 anos de idade, e a sua estreia, como artista, aconteceu na Figueira, no papel de "Sargento Cutilada", da peça "Feio de corpo, bonito de alma."
28 de Março de 1910
Morre António dos Santos Rocha, notável sábio arqueólogo e fundador do Museu Municipal da Figueira da Foz. Por mais do que uma vez geriu o município, foi presidente da Associação Comefcial e Industrial da Figueira da Foz e Provedor da Misericórdia.
Figueira da Foz
terça-feira, 27 de março de 2007
Efemérides
27 de Março de 1894
Morre, na sua vivenda dos Condados (Tavarede), o benemérito figueirense João José da Costa.
segunda-feira, 26 de março de 2007
CINEMA
Jorge Pelicano, galardoado em Espanha
Agora foi a vez de ser galardoado com o primeiro prémio na categoria Atlântico no Festival Internacional de Documentário de Tui (Galiza-Espanha), que encerrou domingo, após a exibição de 30 películas, sendo metade em competição.
O filme foi estreado há cinco anos e teve a sua estreia na SIC, no ano passado.
AJM
O país
Nem D. Afonso Henriques, nem D. João II, nem Camões, nem mesmo o Infante D. Henrique. António de Oliveira Salazar foi o nome escolhido pela maioria dos telespectadores da RTP1 que votaram na eleição do "maior português de sempre", no âmbito do programa "Os Grandes Portugueses".
In Público on-line
[No final, Odete Santos, que defendia Álvaro Cunhal, gritou "a apologia do fascismo é proibida pela Constituição"]
Conclusões?!!!
Efemérides
26 de Março de 1888
À entrada da barra da Figueira da Foz, naufragou o brigue inglês "Canadá", apenas se salvando o capitão. Morreu, também, o piloto da barra, António Leal, conhecido pela alcunha de "Serra".
26 de Março de 1917
Chega ao aeródromo da Murraceira (sim, porque a Figueira da Foz teve um campo de aviação), um aeroplano tripulado pelo capitão Norberto Guimarães e 2.º tenente Trindade. A Câmara efectuou uma recepção aos dois aviadores e mais de 5 mil pessoas prepararam-se para assistir, à tarde, à saída do avião. O mau tempo, contudo, fez adiar para a manhã do dia seguinte, a descolagem do aparelho.
O pensamento do dia
A razão humana é como um bêbado na garupa de um cavalo; monte-a por um lado e você cairá pelo outro.
Martinho Lutero
domingo, 25 de março de 2007
Efemérides
25 de Março de 1895
É lançada a primeira pedra no edifício do Coliseu Figueirense.
25 de Março de 1949
É lançada a primeira pedra no edifício do Coliseu Figueirense.
25 de Março de 1949
Morre o escritor figueirense António Augusto Esteves, que usava o pseudónimo de Carlos Sombrio. Era proprietário duma ourivesaria na Praça 8 de Maio, na Figueira da Foz.
sábado, 24 de março de 2007
Futebol
Portugal goleou a Bélgica

Foi o primeiro triunfo do seleccionado português em jogos oficiais frente à Bélgica. A partida contou para a fase de apuramento para o Europeu de 2008.
Foto RECORD on-line
Futebol
Naval perde na Pampilhosa
Terminou, há momentos, na Pampilhosa, mais um jogo-treino entre a Naval e o emblema local, com Elivelton a voltar a marcar, tal como o fizera de manhã, mas em que os figueirenses, com uma formação constituída, na sua maioria, pelos habituais titulares, foram derrotados por 1-2.
Futebol
Naval vence Covilhã

O resultado foi favorável aos navalistas por duas bolas sem resposta, sendo autores dos golos, Elivelton (18 m.) e Fajardo (80 m.).
Às 16 horas, na Pampilhosa, a Naval efectua novo jogo-treino, desta feita frente ao clube local, também da 2.ª divisão.
AJM (texto e foto)
O pensamento do dia
Ser livre não é querer fazer o que se quer, mas querer fazer o que se pode.
Jean-Paul Sartre
sexta-feira, 23 de março de 2007
A frase
José Elísio, vereador da Câmara Municipal da Figueira da Foz e membro da Região de Turismo do Centro, a propósito do Festival de Peixes:
"Longe vão os tempos em que a promoção da Figueira da Foz era feita apenas tendo como pano de fundo a praia".
Efemérides
23 de Março de 1940
É inaugurada festivamente, com a presença do governador civil e de outras individualidades e muito povo, a luz eléctrica nas duas povoações do sul do concelho da Figueira da Foz, Gala e Cova.
O pensamento do dia
Utilidade é quando a gente tem um telefone; luxo, quando se têm dois; opulência, quando se têm três... e paraíso, quando não se tem nenhum.
Doug Larson
Nem mais nem ontem
No Arquivo Nacional da Torre do Tombo:
SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO (Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)
"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta edois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.
Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".
[agora vem o melhor:]
"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar noReal Arquivo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".
(Recebido por e-mail)
E que tal?
quinta-feira, 22 de março de 2007
Poesia
Na quinta entre ciprestes
Secaram todas as fontes,
As rosas brancas agrestes
Trazidas do fim dos montes
Vós mas tirastes, que as destes...
No rio ao pé de salgueiros
Passaram as águas em vão,
Com tristezas de estrangeiros
Passaram pelos salgueiros
As ondas, sem ter razão.
Fernando Pessoa
Secaram todas as fontes,
As rosas brancas agrestes
Trazidas do fim dos montes
Vós mas tirastes, que as destes...
No rio ao pé de salgueiros
Passaram as águas em vão,
Com tristezas de estrangeiros
Passaram pelos salgueiros
As ondas, sem ter razão.
Fernando Pessoa
O pensamento do dia
O homem só fica velho quando acorda de manhã sem formular um desejo.
Enzo Ferrari
quarta-feira, 21 de março de 2007
O pensamento do dia
Nos livros encontramos a síntese de toda a experiência humana. Podemos usá-los ou desprezá-los à vontade. Quando os utilizamos, porém, compartilhamos a coragem e a resistência dos aventureiros, os pensamentos dos sábios, a fantasia dos poetas, e os arroubos dos apaixonados - e, alguns de nós, o êxtase dos santos.
Sir Basil Blackwell
terça-feira, 20 de março de 2007
O pensamento do dia
Escrever não é difícil. Basta pegar papel e lápis, sentar-se e escrever o que ocorrer. Escrever é fácil... o difícil é ocorrer.
Stephen Leacock
segunda-feira, 19 de março de 2007
Efemérides
19 de Março de 1899
A troupe "Gounod", da Figueira da Foz, realiza em Santa Comba Dão, dois espectáculos em favor da Santa Casa da Misericórdia daquela localidade beirã.
19 de Março de 1900
É fundada a Associação dos Carpinteiros Civis Figueirenses.
O pensamento do dia
Há pessoas que se apressam a condenar os chavões [frases feitas], mas... afinal o que é um chavão? É uma verdade que consolidou a sua validez através dos anos. A humanidade perderia metade da sua sabedoria, duramente conseguida, pacientemente construída durante anos, se algum dia perdesse os seus clichês.
Marvin G. Gregory
domingo, 18 de março de 2007
18 de Março de 1923
Realiza-se na Figueira um bando precatório organizado pela Associação Naval 1.º de Maio, em favor das famílias das vítimas da tragédia da Casa Crespo, de Coimbra. A subscrição atingiu alguns milhares de contos.
No incêndio, na Rua Ferreira Borges, na cidade vizinha, morreram 15 pessoas.
O pensamento do dia
Há certas partes de um navio que, tomadas isoladamente, se afundariam. A máquina afundaria; a hélice também. Mas quando as partes de um navio são colocadas em conjunto, flutuam.
Assim acontece com os episódios da minha vida. Alguns têm sido trágicos, outros felizes; mas, todos reunidos, compõem uma embarcação que está rumando para um destino certo e eu sinto-me reconfortado.
Ralph W. Sockman
sábado, 17 de março de 2007
Para a história da Figueira - LXXIX
A Praça da Ribeira

Poesia
Súbita mão de algum fantasma oculto
Entre as dobras da noite e do meu sono
Sacode-me e eu acordo, e no abandono
Da noite não enxergo gesto ou vulto.
Mas um terror antigo, que insepulto
Trago no coração, como de um trono
Desce e se afirma meu senhor e dono
Sem ordem, sem meneio e sem insulto.
E eu sinto a minha vida de repente
Presa por uma corda de Inconsciente
A qualquer mão nocturna que me guia.
Sinto que sou ninguém salvo uma sombra
De um vulto que não vejo e que me assombra,
E em nada existo como a treva fria.
Fernando Pessoa
Para descontrair...
E há aquela história da senhora de 85 anos que apanhou o marido na cama com outra mulher. Ficou tão fiuriosa que o arrastou até à varanda do apartamento, bastante alto, e o atirou da janela abaixo.
Quando compareceu no tribunal, o juiz perguntou-lhe se tinha alguma coisa a alegar em sua defesa.
- Olhe, Sr. Dr. Juiz, pensei que se ele era capaz de fazer amor aos 92 anos, também deveria ser capaz de voar.
Rob Marshall, EUA
O pensamento do dia
Os escritores constroem castelos no ar, os leitores vivem lá dentro e os editores cobram a renda.
Máximo Gorky
sexta-feira, 16 de março de 2007
Para a história da Figueira - LXXVIII
Antigamente era assim...

Foto do Arquivo Municipal
Efemérides
16 de Março de 1910
Iniciam-se os trabalhos de construção da cadeia comarcã da Figueira da Foz (hoje extinta), no Bairro da Lapa. Colocou a primeira pedra José Dinís da Fonseca, ao tempo juiz de direito da comarca.
O pensamento do dia
Vale mais um exército de ovelhas comandado por um leão do que um exército de leões comandado por uma ovelha.
Damião de Goes
quinta-feira, 15 de março de 2007
Efemérides
15 de Março de 1941
O mar revolto pôs em perigo cerca de 500 pescadores, parte deles de Buarcos, que foram salvos pela traineira "Estrela 1.ª" e pelo petroleiro "Shell 15".
Neste dia, aqueles homens do mar, que haviam sido levados para o norte do país, regressaram à Figueira, sendo aguardados na estação de caminho de ferro por muitos familiares.
O pensamento do dia
Crítico: aquele que dá palpites sobre o que o autor não disse.
Marcelo Martínez Gómez
quarta-feira, 14 de março de 2007
A...s frase...s
"Comigo, como presidente da Câmara, ou saía o vereador [Paulo Pereira Coelho] ou saía eu."
"Sei que dizem mal de mim, mas quando me vêem, só não me beijam porque ficava mal..."
Pedro Santana Lopes in FIGUEIRA 21
Efemérides
14 de Março de 1908
14 de Março de 1923
Um violento incêndio devora um armazém de Elísio Mendes da Costa, na Rua Fernandes Tomás, na Figueira da Foz, onde estavam armazenadas muitas sacas de enxofre, tintas, óleos, etc. Contígua, ficava a garagem de barcos da Associação Naval 1.º de Maio, que foram salvos devido a um arrojado gesto de alguns populares.
14 de Março de 1923
O Orfeão Académico de Coimbra, dirigido por Elias de Aguiar, realiza um espectáculo no Teatro Parque -Cine.
terça-feira, 13 de março de 2007
A revista
Santana diz de sua justiça

A revista FIGUEIRA 21, que assinala seis meses de publicação, está amanhã, nas bancas, contendo, entre outros assuntos, uma entrevista, em exclusivo, de nove páginas com o ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e de Lisboa, e ex-primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes.
O pensamento do dia
A democracia baseia-se na convicção de que dentro de gente vulgar há possibilidades invulgares.
Harry Emerson Foedick
segunda-feira, 12 de março de 2007
M Ã E
1913-2007: 94 ANOS
Fui à tua campa e ofereci-te flores.
Sei que te devia ter dado essas flores enquanto fizeste parte da vida terrena. Mas tu sabes como é.
Só sabemos o valor das coisas quando as perdemos.
Teu filho,
Aníbal
Figueira da Foz
Figueira da Foz em imagens
Monumento evocativo do centenário da Figueira da Foz como cidade. A Figueira foi elevada a esta categoria em 20 de Setembro de 1882.
Já vi nalguns órgãos da comunicação social e, inclusivamente, terá sido convidada uma ilustre personalidade para as comemorações de tal acontecimento, a ocorrer hoje...
Atenção que, nesta data (12 de Março de 2007) se completam 236 anos sobre a elevação da Figueira a Vila... Os 125 anos de Cidade só, como referi, em 20 de Setembro!
AJM (texto e foto)
Efemérides
12 de Março de 1771
A Figueira da Foz é elevada à categoria de Vila. É criado o lugar de Juiz de Fora, sendo para ele nomeado o bacharel Bento José da Silva.
Ficam-lhe pertencendo os coutos de Maiorca, Alhadas, Quiaios, Tavarede, Lavos e as vilas de Buarcos, Redondos, Louriçal e Moinho de Almoxarife.
12 de Março de 1982
É inaugurada a Ponte da Figueira (Ponte Edgar Cardoso), suspensa sobre o braço norte do Rio Mondego. Assistiram ao acto o presidente da República, general Ramalho Eanes, o primeiro-ministro, Dr. Francisco Pinto Balsemão e outros membros do Governo. Uma mulktidão de mais de dez mil pessoas esteve, também, a assistir à inauguração.
Nesta data foi interrompido, definitivamente, o tráfego sobre a antiga ponte metálica, mais a jusante.
domingo, 11 de março de 2007
Que me perdoe a Eunice
Ontem, à noite, fui protagonista duma peça insólita.
Ainda não tinham decorrido 10 minutos de representação da peça "Miss Daisy", quando fui acometido duma indisposição, provocada por cólicas abdominais, que me obrigaram a, pela primeira vez na minha vida, abandonar o teatro (no CAE), acabando por perder os sentidos no hall de entrada e, posteriormente, ser conduzido, de ambulância, ao Hospital Distrital da Figueira da Foz, onde fui atendido pela Dr.ª Pilar (médica oriunda da Galiza) e pelo Dr. Bento Pinto.
Aproveito a oportunidade (irei fazê-lo pessoalmente) para agradecer ao funcionário do CAE que, primeiramente, e extremamente preocupado, me assistiu, a outros funcionários daquele estabelecumento cultural e ao INEM (médico e assistente extremamente rápidos e solícitos) e, necessariamente, ao piquete de serviço do HDFF que foi inexcedível nos cuidados que teve para comigo.
Foi um momento desagradável, tudo passou, mas, para mim, ficaram a forma como fui obrigado a abandonar o espectáculo (que me perdoe a D.ª Eunice Muñoz) e a maneira como fui socorrido por todos.
A todos, muito e muito obrigado.Aníbal José de Matos
O pensamento do dia
A grande tragédia da vida não é o facto de os homens morrerem, mas o de deixarem de amar.
sábado, 10 de março de 2007
Efemérides
10 de Março de 1893
É mandado encerrar o teatro particular de amadores "Garret", na Rua Direita do Monte, na Figueira da Foz, por a sala não reunir as devidas condições de segurança.
10 de Março de 1975
De madrugada, quando passavam 30 minutos das zero horas, um automóvel que ia para Coimbra, ao descrever a curva em frente ao Mercado Municipal, vindo do lado das Abadias, na Figueira, precipitou-se no rio.
Os seis ocupantes (quatro homens e duas mulheres), morreram dentro do veículo, apesar dos esforços dos Bombeiros, chamados só quando a tragédia estava consumada.
Até ver...
Depois do malfadado encerramento da maternidade do Hospital Diastrital da Figueira da Foz, nasceu uma criança nas urgências daquela unidade de saúde e, agora, na A14, à passagem por Montemor-o-Velho, uma parturiente de nacionalidade chinesa, deu à luz, na ambulância dos Bombeiros Voluntários da Figueira, um bebé do sexo feminino.
Até ver, as coisas tiveram um fim (diria melhor, princípio), feliz.
Esperamos que tudo continue e decorrer sem problemas de maior. Porque, se alguma fatalidade de registar no futuro, então é que vamos ver quem são os responsáveis.
AJM
sexta-feira, 9 de março de 2007
O pensamento do dia
A criação prossegue incessantemente por meio do Homem. Mas o Homem não cria: descobre.
António Gaudi
quinta-feira, 8 de março de 2007
Arte
A pintura de Seixas Peixoto

Está a decorrer, até ao fim deste mês de Março, uma exposição de Seixas Peixoto, na Galeria Municipal de Montemor-o-Velho, evento subordinado ao tema "Elogio do Arroz".
O artista, que foi fundador do Centro de Arte de Buarcos e Galeria da Má-Língua, em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, é natural do Porto, onde nasceu em 1960.
AJM
Efemérides
Morre Adelino Veiga, natural de Coimbra (o seu nome faz parte da toponímia figueirense), humilde trabalhador na arte de chapeleiro. Dedicou-se às letras muito cedo, e de tal forma foi escrevendo os seus versos que começou a ser admirado pelos seus conterrâneos.
Escreveu diversos livros de poesia, entre os quais "Lira do Trabalho" e "Guitarra de Almaviva".
O pensamento do dia
O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.
Epicteto
quarta-feira, 7 de março de 2007
Efemérides
7 de Março de 1917
Próximo de Matosinhos é encontrada uma garrafa com uma carta em que os soldados José Martins Nogueira, de Quiaios, António Fernandes Neto, de Quiaios, Manuel Fajardo, do Camarção, Manuel Neves, de Maiorca, António Maria de Oliveira Cardoso, do Casal da Areia e Francisco Lourenço, de Quiaios, saudavam suas famílias, dizendo-lhes adeus quando seguiam para França, a cumprir os seus deveres para com a Pátria, na guerra. A garrafa com a carta foi lançada ao mar às 11 e meia da noite, em 23 de Fevereiro de 1917, por alturas da Praia de Quiaios.
terça-feira, 6 de março de 2007
A...s frase...s
O presidente da câmara [Duarte Silva] afirmou [em reunião de Câmara] que o CAE tem uma componente económica, que “seria melhor gerida em parceria com privados." Disse ainda que “o CAE não foi projectado para centro de congressos, mas pode responder”, mas “dificilmente terá grande sucesso, se depois não há cobertura hoteleira para esses congressos”.
In As Beiras
Quer dizer: Se não é do c. é das calças... (digo eu)
6 de Março de 1874
6 de Março de 1912
Nasce o ciclista figueirense, José Bento Pessoa, que foi recordista mundial e campeão de Espanha.
6 de Março de 1912
Na Câmara dos Deputados é aprovado um projecto de lei que autoriza a Câmara da Figueira a contrair um ou mais empréstimos até à quantia de 28 mil escudos, destinada à aquisição de terreno e construção do quartel de Infantaria 28.
O pensamento do dia
Acho que foi o jornalista e editor italiano Leo Longanesi quem disse: "Não me dêem conselhos, sei errar por mim mesmo".
Isto parece apenas uma observação espirituosa, mas é uma verdade profunda. Nunca conheci alguém que estivesse disposto a aceitar um conselho, ao passo que tenho visto muitos (todo o mundo, para dizer a verdade) dispostos a seguir o seu próprio caminho cometendo enganos.
Por isso convenci-me finalmente de uma coisa: que os erros são indispensáveis para se conhecer a vida e aprender a tratar o próximo. Realmente, é apenas cometendo erros, entrando em choque com os interesses, susceptibilidades, egoísmos, direitos e deveres alheios que aprendemos a dominar o orgulho, a estabelecer um limite aos nossos sonhos, a transigir. Isto é, a viver.
Vittorio Buttafava, citado em Selecções do Reader's Digest
segunda-feira, 5 de março de 2007
A frase
Portugal é hoje um país encharcado nas mais diversas drogas, flagelo que se passa à vista de toda a gente.
João Paulo Craveiro, in Diário de Coimbra
Efemérides
5 de Março de 1917
Morre Manuel de Arriaga, que foi o primeiro presidente da República de Portugal. Era um frequentador da praia da Figueira da Foz, pela qual tinha grande predilecção e para onde veio veranear, inclusivamente já depois de ser Chefe de Estado.
domingo, 4 de março de 2007
Basquetebol
Futebol


Mariano Barreto prometeu e cumpriu, quando afirmou que "Aveiro vai ser o ponto de viragem."
Depois de uma série de maus resultados, a Naval foi a Aveiro e derrotou o Beira-Mar por 3-1, com todos os golos a serem marcados na segunda parte. Saulo abriu o activo, os aveirenses repuseram a igualdade, mas Nei, com dois tentos, o primeiro dos quais de grande-penalidade, sentenciou o jogo.
Efemérides
4 de Março de 1923
Da cadeia comarcã da Figueira da Foz evadem-se três presos. Previamente, os fugitivos, fizeram um buraco no tecto, por onde fugiram.
O pensamento do dia
Jamais repita as mesmas tácticas que lhe deram uma vitória. Procure variá-las segundo as circunstâncias.
Sun Tzu
sábado, 3 de março de 2007
A LUA
Os sonhos
Sonho de criança concretizado...
A Feira de Antiguidades da Figueira da Foz, hoje realizada no Jardim Municipal, proporcionou-me concretizar um sonho de criança. Adquiri uma colecção de soldadinhos de chumbo. O sonho de menino tornou-se realidade ao fim de largas deZenas de anos. Desculpem lá, é uma confissão neste meu Diário. É evidente que os soldadinhos já têm um destino ( o meu neto, Vicente). Mas foi uma enorme satisfação (as tais coisas simples de que tantos de nós andam afastados) vir a possuir um brinquedo que fez as delícias de muita pequenada do meu tempo.
AJM
Poesia
Uma poetisa figueirense

Natural da Figueira da Foz, escreveu, entre outras obras, "Chão de Flores" (1936), "Malvas do meu Jardim" (1940) e Edifício de Sonhos (1942), de que apresento um soneto.
Platonismo
Não venhas, meu amor, não é preciso,
tenho-te sempre ao lado noite e dia:
Tu és aquela sombra que eu diviso
nas horas de tristeza ou de alegria.
Não sorrias, amado, o teu sorriso
fere e doi-me, tem laivos de ironia!...
- Se tu nunca sentiste aquele aviso
duma estranha e invisível companhia!...
Já te dei muito, amor! Tem paciência
se guardo para mim a consciência
até na hora amarga em que deliro...
Deixa-me ser assim teimosa e louca...
Eu não posso beijar a tua boca
mas tu és o ar e a vida que eu respiro!...
Efemérides
3 de Março de 1912
Quando, no estaleiro da Murraceira, na Figueira da Foz, se procedia ao bota-abaixo do lugre "Golfinho", ali construído, o barco saiu da calha e foi cravar-se na areia.
sexta-feira, 2 de março de 2007
Poesia
Tudo que faço ou medito
Fica sempre na metade.
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.
Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço -
Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.
Fernando Pessoa
Fica sempre na metade.
Querendo, quero o infinito.
Fazendo, nada é verdade.
Que nojo de mim me fica
Ao olhar para o que faço!
Minha alma é lúcida e rica,
E eu sou um mar de sargaço -
Um mar onde bóiam lentos
Fragmentos de um mar de além...
Vontades ou pensamentos?
Não o sei e sei-o bem.
Fernando Pessoa
O pensamento do dia
O homem comum é exigente com os outros; o homem superior é exigente consigo mesmo.
Marco Aurélio
quinta-feira, 1 de março de 2007
Morreu um atleta de referência
Morte de Manuel Bento, aos 58 anos

O ex-guardião - defendeu a baliza encarnada entre 1972 e 1992 - ainda ontem esteve no Casino Estoril a festejar o 103.º aniversário do clube da Luz.
Além de ter representado a Selecção Nacional no Europeu de 1984 e Mundial de 1986, onde realizou apenas o primeiro jogo por ter fracturado uma perna num treino, Bento notabilizou-se ao serviço do Benfica, sendo que entre 1976 e 1986 foi titular indiscutível. Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol nacional, Bento somou 63 internacionalizações "AA", oito títulos de campeão nacional e seis Taças de Portugal, tendo ainda sido finalista da Taça UEFA em 1983.
Bento iniciou a carreira no Barreirense em 1965/66, clube que atingiu o expoente máximo na época 1969/70 ao terminar o campeonato na quarta posição, que lhe permitiu disputar a Taça UEFA na época seguinte - perdeu na primeira eliminatória com o Dínamo de Zagreb. O namoro do Benfica nasceu a 8 de Dezembro de 1970 na festa de despedida de Mário Coluna, mas o "casamento" só viria a consumar-se dois anos depois. Na Luz, encontrou então José Henrique com quem lutou pela titularidade da baliza benfiquista. E ao serviço do clube da Luz, Manuel Bento realizou um total de 611 jogos, nos quais sofreu 447 golos.
In RECORD
Efemérides
1 de Março de 1939
Desloca-se a Coimbra o grupo dramático "Por Bem", dirigido por Severo Biscaia, que no Teatro Avenida representa a peça O ROSÁRIO, em benefício do Ninho dos Pequenitos.
1 de Março de 1942
A partir deste dia, é proibida, em todo o país, a circulação de automóveis ligeiros e motociclos não utilitários, por motivo de escassês de combustível.
O pensamento do dia
Quando alguém diz a uma rapariga que ela é uma pérola, não repara que está a chamar ostra à mãe dela.
Wimpi
Subscrever:
Mensagens (Atom)