sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Para a história da Figueira da Foz CXLVI

Reprodução dum bilhete (convite) de ingresso na FIMAR 82 (Feira do Mar da Figueira da Foz).
.
Em 1978 realizou-se, pela primeira vez, na Figueira da Foz, a Feira do Mar, designada FIMAR 82, um acontecimento que teve enorme repercussão e cuja iniciativa ainda se prolongou por vários anos, como o atesta a imagem, reproduzindo um convite que me foi oferecido como jornalista.
Como pode ler-se em "BAIRRO NOVO DE SANTA CATARINA", um interessante opúsculo a que, mais detalhadamente, me referirei oportunamente, efectuado sob a orientação de Álvaro Cação Bscaia, "Em 1978, realiza-se a 1.ª Feira do Mar - FIMAR. Era a primeira iniciativa do género em Portugal, um todo de motivações e de realidades ligadas às actividades marinhas. Um desafio do turismo figueirense que apelava à visita à FIMAR e à Figueira, sob um slogan curioso: "Viva o Sol em Liberdade".
.
Lamenta-se que tal iniciativa tenha perecido, como aliás tem acontecido com inúmeras realizações que na Figueira da Foz se têm perdido no tempo. A falta de continuidade dos eventos de sucesso tem sido uma constante.
Recorde-se, por exemplo, o Festival Internacional de Cinema, a Gala dos Pequenos Cantores, o Festival da Canção, as regatas internacionais de remo, o Mundialito de Futebol de Praia, etc. etc.

Sem comentários: