quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Crianças cantam na Figueira

 
26.ª Gala Internacional
dos Pequenos Cantores
(em versão doméstica...)
 
 
É já no próximo domingo (na programação do CAE refere-se, por lapso, que o evento tem lugar no sábado/10 de agosto) que, numa organização da Câmara Municipal, vai decorrer no Centro de Artes e Espectáculos CAE), a 26.ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, evento que o município figueirense quis reativar no ano transato após um interregno de 10 anos.
Longe vai o tempo dum verdadeiro acontecimento e, pese embora a boa vontade em trazer a palco uma iniciativa que marcou uma época, a verdade é que, provavelmente por efeitos da crise, a mesma não atingiu em 2013 e, pelos vistos o mesmo sucederá este ano, o sucesso dos anos de ouro da Gala.
A televisão, conforme foi anunciado, não vai transmitir o espetáculo, o número de crianças estrangeiras é diminuto (curiosamente na edição 25 os participantes "chineses" eram naturais da Figueira da Foz (até foram omitidos os primeiros nomes, genuinamente portugueses... naturalmente para dar um ar mais internacional à festa) e frequentam o 1.º Jardim-Escola João de Deus desta cidade.
Desta feita, dos concorrentes nacionais, três são da Figueira... e outros três são de Coimbra para um total de nove portugueses, e a parte musical está a cargo dos agrupamentos residentes no próprio CAE. Fica (quase) tudo em casa.
 
Cartaz da 1.ª Gala
 
Na 1.ª Gala, em 1979, realizada no Casino, com dois dias de espetáculo com transmissões diretas, participaram crianças oriundas de seis países: Polónia, Jugoslávia, Rússia, Inglaterra, Bulgária, Israel, tendo a representante israelita, Marina, sido a vencedora absoluta.
 
Foi assim, em 1979
 
De qualquer forma, fica a intenção, e fazemos votos para que esta versão doméstica possa servir de rampa de lançamento para futuros êxitos.
 

2 comentários:

a. disse...

Sr. Aníbal José de Matos

Preciso de entrar em contacto consigo.
Tem algum contacto email disponível?

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

Indico, com muito prazer, um dos meus contactos via e-mail:

anibaljosematos@gmail.com

Cumprimentos e grato por ser uma das visitantes de PRESENTE.

Aníbal José de Matos