domingo, 3 de julho de 2016

Mais pobre p teatro português

CAMILO DE OLIVEIRA

Ator figueirense
morre aos 91



Vítima de doença prolongada, faleceu o ator Camilo de Oliveira, que contava 91 anos de idade, e nasceu num camarote do Teatro Caras Direitas, em Buiarcos (Figueira da Foz).~
Para sermos mais precisos, o nascimento ocorreu no atualmente designado Teatro da Trindade mas que, temporariamente, a partir de 1916, foi sede do Grupo Caras Direitas, mudando o seu nome, até que o Caras construisse a atual sede.
O nascimento ocorreu durante uma digressão da Companhia do Teatro Rentini e aconteceu, realmente, no Teatro Caras Direitas, designação que teve o Teatro da Trindade durante o citado período.
Viveu nesta cidade durante os primeiros anos da sua vida, radicando-se depois em Lisboa onde sobressaiu como figura de grande destaque no teatro de comédia.

2 comentários:

JAM disse...

O Teatro Caras Direitas, se bem me lembro - até porque trabalhei como ajudante de servente nessas obras - começou a ser construído em 1926, dois anos após o nascimento de Camilo de Oliveira...

JAM

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

Boa noite:
Grato pelo seu comentário. Não deixa de ter a sua razão. Na realidade, Camilo nasceu num camarote do Teatro da Trindade, que na altura se designava (temporariamente a partir de 1916) por Teatro Caras Direitas, enquanto este grupo não construiu a sua própria sede. Camilo de Oliveira nasceu ali durante uma digressão da Companhia Teatro Rentini.
Resumindo: Camilo nasceu no Teatro Caras Direitas mas não no atual edifício assim designado.
Cumprimentos