domingo, 27 de janeiro de 2013

Porque hoje é DOMINGO

João de Oliveira Coelho
Distinto figueirense, nascido a 9 de março de 1880.
João de Oliveira Coelho, que faleceu em Lisboa em 25 de janeiro de 1981, foi uma das mais ilustres personalidades da Figueira da Foz, devendo-se-lhe a fundação da Igreja Evangélica Figueirense.
Para lembrar esta destacada figura, reproduzo algumas notas biográficas recolhidas no livro Figueirenses de Ontem e de Hoje, da autoria de Fausto Caniceiro da Costa:
Tendo começado a ler a Bíblia aos 14 anos, de tal modo se interessou pela sua leitura, que abraçou a religião evangélica com todo o entusiasmo e em 1901, auxiliado por alguns amigos evangélicos, abriu uma escola primária gratuita dedicada ao ensino e à evangelização.
Em 1907 foi para Lisboa para aumentar os seus conhecimentos bíblicos.”
“(…) em 1914 regressa à Figueira, dedicando-se ainda ao magistério particular, ensinando nos melhores colégios locais, mantendo o seu próprio curso de inglês e escrituração, tendo chegado a dar explicações de inglês [tive o prazer de ter sido um dos seus alunos] até aos 88 anos de idade.”
“Publicou vários livros de investigação historiográfica da Figueira da Foz, como o Anuário Figueirense e fundou e dirigiu o Album Figueirense (…)”
“Escreveu ainda inúmeros artigos para a Gazeta da Figueira, A Voz da Justiça, O Figueirense, Notícias da Figueira, revista Figueira, Boletim de Turismo e Mar Alto.”
“Fez parte da Sociedade Arqueológica Santos Rocha, Jardim-Escola João de Deus, Obra da Figueira, Bombeiros Voluntários, Hospital da Santa Casa da Misericórdia, Sociedade de Instrução Tavaredense e Museu Dr. Santos Rocha.”
 
Na foto, retirada do blogue GOSTO DE ESCREVER, da autoria de seu neto João Pinheiro, João de Oliveira Coelho, então com 83 anos, em frente ao templo da Igreja Evangélica Figueirense, de que foi um dos fundadores.

1 comentário:

Clotilde disse...

Amigo, obrigada por esta apresentação. Recordo bem o Senhor João Coelho, também meu explicador de inglês (gratuito).Porque não publicarnos "Amigos da Figueira" do fecebook? Abraço.