sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Para a história da Figueira da Foz CCLXXIV

Raimundo Esteves
 
 
 
Morre na cidade da Figueira da Foz, (27 de setembro de 1946), onde nascera a 30 de julho de 1892, Raimundo Esteves Pereira Júnior, que usava literariamente apenas o nome de Raimundo Esteves, e, com regularidade, o pseudónimo de RAYM.
Autor, em conjunto com Maurício Pinto, escreveu ASPECTOS DA FIGUEIRA DA FOZ, uma obra que ainda hoje é fonte de consulta para o estudo de assuntos relacionados com a cidade da Foz do Mondego.
Entre outros trabalhos, escreveu A MULHER QUE NÃO GOSTAVA DE HOMENS, AQUELA DOS OLHOS EM BRASA, JOÃO FANÉ - BANQUISTA (capa aqui reproduzida), AS VIÚVAS DO RENTÃO e PELE E OSSO MOINANTE.
 
Colaborou, com assiduidade, na imprensa da Figueira da Foz.
Foi uma figura de referência no meio figueirense, com muitos prémios literários conquistados em âmbito nacional.

2 comentários:

Silva Cascão disse...

Caro Amigo Aníbal
Como sabe, eu leio sempre o seu blog com muito interesse; apreciei este postal sobre o Raimundo Esteves, mas gostava que o meu amigo incluísse a data da morte dele (calculo que neste dia, mas de que ano?).
Um grande abraço!
J. da Silva Cascão

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

O meu prezado Amigo (um Homem de cultura a quem a Figueira da Foz muito deve) ainda é uma das pessoas (infelizmente muito poucas...) atentas à história local e não só, sem necessidade de se colocar em bicos dos pés como outros que se veem por aí...
Obrigado pela sua observação. A notícia já está completa.
Um abraço,
Aníbal