terça-feira, 14 de julho de 2015

5ªs de Leitura na Figueira da Foz



Fernando Rosas é o convidado de julho das «5as de Leitura».
A sessão realizar-se-á excecionalmente à terça feira, dia 21 de julho, pelas 21h30, no Museu Municipal Santos Rocha, o qual se encontrará aberto aberto gratuitamente a partir das 20h30.
Fernando Rosas é doutorado em História Económica e Social Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, desde 1996, professor agregado de História Portuguesa Contemporânea na mesma universidade.
Oriundo de uma família de tradições republicana, nasceu 1946, em Lisboa. Cidadão publicamente empenhado na defesa de ideias de justiça e igualdade social, o seu interesse enquanto investigador voltou-se para a História do Estado Novo,na qual é unanimemente considerado um dos maiores especialistas portugueses, sendo consultor da Fundação Mário Soares e de várias estações de televisão e rádio.
É ainda diretor da revista História e presidente do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena várias iniciativas científicas no âmbito da cooperação deste instituto com diversas instituições.De salientar na sua vasta produção: "As Primeiras Eleições Legislativas sob o Estado Novo", "O Salazarismo e a Aliança Luso-Britânica", "Salazar e o Salazarismo" e "Armindo Monteiro e Oliveira Salazar - correspondência política, 1926-1955" e “ Salazar e o Poder”, “A Arte de Saber Durar” .
Atualmente apresenta na RTP Internacional o programa “História a História”, que procura aproximar a História do grande público e levar o espetador a vivê-la na primeira pessoa, lado a lado com o apresentador

Sem comentários: