domingo, 25 de novembro de 2012

5.ªs de Leitura na Figueira da Foz

Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Municipal daFigueira da Foz recebeu na passada 5ª feira o político e jurista Emílio Rui Vilar, antigo administrador da referida fundação (1996-2012) que, a propósito do seu mais recente livro, Varia, dissertou e conversou com as várias dezenas de interessados que compareceram ao encontro.
A propósito dos objetivos da Fundação Gulbenkian, o convidado relembrou o ideal filantrópico que até hoje mantém vivos os propósitos do fundador, Calouste Gulbenkian. Referiu ainda personagens da vida cultural portuguesa com quem estabeleceu proximidades e cumplicidades (Eduardo Lourenço, Manuel Alegre, Miguel Torga, Paula Rego, entre muitos outros).
Demonstrando as suas qualidades de bom conversador e contador de histórias, Rui Vilar referiu ainda aspetos da sua vida familiar: o carinho que sente pelos seus dez netos ou a paixão pela jardinagem. Em resposta à questão: “qual a sua palavra preferida?”, não hesitou em nomear “água – a fonte de tudo”.

Sem comentários: