sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O FIGUEIRENSE

Era um cadáver adiado



O jornal mais antigo da Figueira da Foz, fundado em junho de 1919 por JOAQUIM GOMES D'ALMEIDA, termina a sua publicação, conforme editorial hoje publicado naquele órgão de comunicação social.
Por agora, limito-me a dizer:
AQUELES QUE TIVERAM A OUSADIA, NUM ATO POR DEMAIS CLASSIFICADO,  DE ELIMINAR DA FICHA TÉCNICA O NOME DO SEU FUNDADOR, SÃO TAMBÉM, AGORA,OS COVEIROS DUM JORNAL QUE, ENTÃO SOB A DIREÇÃO DE ANÍBAL CORREIA DE MATOS (SOBRINHO DO FUNDADOR) RECEBEU A MEDALHA DE OURO DA CIDADE DA FIGUEIRA DA FOZ.
Na altura, era um jornal prestigiado, o mesmo não se podendo dizer nos dias que precedem a morte de O Figueirense.
A história se encarregará de registar quem escreveu uma página negra no jornalismo figueirense.
 
AJdeMatos

3 comentários:

António Querido disse...

Eu como figueirense e sócio de...(O Figueirense), só tenho que lamentar a maneira como fui informado do seu encerramento na página 2, pelo Sr.Joaquim Gil, seja por questões financeiras ou não, acho que os sócios mereciam mais respeito.

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

Meu Bom Amigo:
Obrigado pelo seu comentário.
Neste momento limito-me a dizer o seguinte: o que se podia esperar de quem não teve re4speito pela memória do fundador do jornal, Joaquim Gomes d'Almeida???!!
Um abraço,
Aníbal José de Matos!

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

Com a devida vénia e agradecimento, transcrevo um e-mail recebido de Glória Nogueira:

Querido amigo
Fiquei a ler a sua noticia e tantas memórias revivi... é lamentável que O Figueirense tenha sido enterrado! É sempre mau, muito mau para uma localidade perder uma voz que divulgava noticias, cultura, etc.
Principalmente para si, ligado em sangue e amor ao O Figueirense, é uma parte de si, que perde tambem!
Acredito que alguem de visão retome esta voz que faz parte da história desta cidade e deste concelho aqui e além fronteiras!
Cada um é responsável pelos seus actos e os coveiros de O Figueirense, serão sempre recordados como tal...
Um abraço amigo!
bjs