quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Divertimento

A Divisão de Cultura do Município da Figueira da Foz informa que na sequência do evento Trench- Play With Art, que se realizou nos dia 25 de outubro no Museu Municipal Santos Rocha e no Centro de Artes e Espectáculos e no dia 26 de outubro no Centro Comercial Foz Plaza, o qual teve como principal objetivo a apresentação ao público figueirense, do mais recente jogo de tabuleiro, 100% português, o TRENCH,  Rui Alípio Monteiro, o criador, ofereceu um exemplar do mesmo à Biblioteca Municipal Pedro Fernandes, ao Museu Municipal Santos Rocha e a cada um dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, com o intuito de despertar a curiosidade e incentivar a prática deste jogo “de pura elegância que se inspira nas trincheiras da primeira guerra mundial!”, e que é “um desafio de profunda inteligência”. (Valter Hugo Mãe),
O jogo foi muito apreciado pelos cerca de 50 alunos da Escola EB2/3 Pintor Mário Augusto, do Agrupamento de Escolas Figueira Norte, que participaram na apresentação realizada por Rui Alípio, na manhã do dia 25 de outubro, no Museu Municipal.
 
O TRENCH encontra-se disponível ao público (+10anos), na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, pelo que todos ficam desde já convidados a virem experimentá-lo, podendo depois vir a adquiri-lo na Papelaria Trevo, no Centro Comercial Foz Plaza, onde o Trench também esteve em destaque na tarde do dia 26 de outubro.
O TRENCH é um jogo de estratégia e tática de design moderno e atraente, divertido e interessante. “O seu tabuleiro é em formato de losango, 100% a preto e branco e foi inspirado numa formação romana em diamante e as linhas na horizontal simbolizam as Trincheiras e a Terra de Ninguém.
A escolha do binómio preto e branco é uma referência à técnica da camuflagem e dissimulação desenvolvida na Guerra das Trincheiras, bem como uma singela homenagem à Calçada Portuguesa.
As peças são figuras geométricas, no mais puro estilo do cubismo, de uma beleza artística e estética ímpar, que representam dois exércitos, de 16 elementos cada. Toda esta composição visa simbolizar um clássico confronto de militares no campo de batalha, desde o soldado raso até ao general no topo da pirâmide do poder e o conjunto de regras básicas, práticas e distintas, tornam este jogo de abstração num momento único e inolvidável.”

 

 

Sem comentários: