domingo, 27 de julho de 2014

Arte na Figueira da Foz

Parque das Abadias embelezado
 










 
O Parque das Abadias, na Figueira da Foz (Portugal), criado por José Coelho Jordão (apenas não elogiado por quem só vê confrades e familiares...), está embelezado com esculturas de Laranjeira Santos.
Sob o título "Laranjeira Santos - um percurso escultórico da Preguiça ao Museu", "Entre os meses de julho e setembro o Parque das Abadias vai ser palco de uma exposição de esculturas de Laranjeira Santos, o mestre escultor que, em 1960, ofereceu à cidade da Figueira da Foz "A Preguiça", escultura que se encontra desde outubro de 2013 no espelho de água do Forte de Santa Catarina. As esculturas expostas são reveladoras das características identitárias do decurso escultórico atual de Laranjeira Santos. O seu lado criativo-imaginário  e o uso de um novo material - polyuretano - permitu-lhe explorar um interessante processo de desconstrução e estilização, assim como criar obras que surgem em formas fantasiosas, estendidas, alongadas, espalmadas, autónomas e ousadamente coloridas. Fica o convite para desfrutar, durante os meses de verão, do espaço verde das Abadias e experimentar a divertida e singular interrelação das esculturas de Laranjeira Santos com o fruidor."
Fotos da autoria do responsável por este espaço.

2 comentários:

dilita disse...

Já tinha lido algo sobre as esculturas nas Abadias. E até que já ouve vandalismo em ação...

Possivelmente achavam melhor aquele espaço totalmente vazio... E a arte não lhe dirá nada?
Fica o parque muito mais interessante, e valorizado.

Assim melhorássem o Jardim...

Boa semana.
Dilita

ANÍBAL JOSÉ DE MATOS disse...

Muito obrigado pelo seu comentário, perfeitamente oportuno por quem aprecia a valorização dos espaços por elementos artísticos.
Cumprimentos do
Aníbal José de Matos