sábado, 15 de novembro de 2014

1.º Jardim-Escola João de Deus Figueira da Foz




Hoje, sábado, 15 de novembro de 2014, o 1.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz comemora 100 anos ao serviço da educação. O evento, que conta com atuações das crianças dos três jardins-escolas do concelho, inicia-se no Centro de Artes e Espectáculos (CAE), pelas 15 horas, e prossegue com Porto de Honra nas instalações da escola.

Este estabelecimento de ensino, pertencente à Associação de Jardins-Escola João de Deus, foi fundado a 6 de setembro de 1914, e tem sido a base da formação académica de muitas gerações de figueirenses, desde então. Atualmente, conta com valências do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico cujo currículo inclui disciplinas como música, inglês e expressão dramática, oferecendo, também, atividades extra-curriculares em áreas como a dança e as artes marciais.

Um século volvido desde a entrada das primeiras crianças neste Jardim, o 1.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz orgulha-se da sua longa história ao serviço da cidade, e vive de olhos postos no futuro da educação.
Recorda-se, aqui, as palavras do jornalista e fundador do Diário de Lisboa, Joaquim Manso, a propósito desta instituição nacional: "João de Deus Ramos [continuador da obra de seu pai, João de Deus] havia estabelecido o seu roteiro, dentro dos largos horizontes da sua vocação: educar o povo, roubando-o à rotina, à ignorância e à triste condição de ser escravo da sua sorte. A CARTILHA MATERNAL foi para ele o verbo do apostolado."

Sem comentários: