terça-feira, 22 de maio de 2007

Para a história do desporto figueirense

O estádio da Figueira da Foz no início...

Um aspecto do Estádio Municipal da Figueira da Foz, em fase de construção nos primórdios dos anos 50. Na altura, como se vê pela imagem, um lugar ermo, sem qualquer edificação à sua volta... Hoje é o que se vê!
Extracto da acta da sessão camarária da Figueira da Foz, de 7 de Outubro de 1954

“Ofício de 25 de Agosto findo, do gabinete da Presidência do Conselho [António de Oliveira Salazar], comunicando ter este sabido, através dos jornais, existir a intenção de dar o seu nome ao estádio municipal desta cidade. Assim, sugere Sua Excelência sem deixar de se sentir no entanto muito sensibilizado com a ideia, que seja dado à quele Estádio um nome de qualquer desportista famoso da Figueira da Foz, como por exemplo o de José Bento Pessoa.
Depois de o Sr. Presidente ter produzido algumas considerações acerca da feliz sugestão de Sua Excelência o Presidente do Conselho, visando o desportista figueirense que, honrando o nome de Portugal no estrangeiro, até ao presente teve maior renome internacional, e depois do vereador Sr. Albino Gonçalves Baptista se ter associado àquelas justas palavras, deliberou a Câmara dar o nome de José Bento Pessoa ao Parque Municipal de jogos, em construção.”


Sem comentários: