quinta-feira, 6 de junho de 2013

Percursos pedestres reconhecidos


A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através da sua secção de Pedestrianismo, procedeu à homologação de duas rotas da Rede de Percursos do Concelho da Figueira da Foz -Rota das Salinas (Lavos) e Rota dos Arrozais (Maiorca) - promovidas pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.

A certificação reconhece estes dois percursos pedestres – PR (pequena rota) como sendo uma infra-estrutura desportiva com determinados padrões de qualidade definidos no artigo 38º do regulamento de homologação.

Rota das Salinas e Rota dos Arrozais são dois trilhos temáticos e interpretativos, com dificuldade reduzida, cuja componente principal é a vertente natural dos caminhos.

A Rota das Salinas tem cerca de 4,5km e apresenta-se como sendo um percurso maioritariamente ambiental, ainda que esteja presente o reticulado das salinas, obra e engenho de antigos marnotos de Lavos.
 

A Rota dos Arrozais é um percurso com cerca de 13,75km que percorre muitos campos de arroz do Baixo Mondego. Para além da componente natural, o percurso oferece caminhos de história ligados a povos como os fenícios, romanos e árabes que povoaram a localidade de Maiorca, deixando marcas bem visíveis na sua arquitetura.
 

Sem comentários: