sábado, 16 de junho de 2012

Figueira antiga

Figueira da Foz, noutros tempos

O Rancho Folclórico Flores de Portugal foi um dos agrupamentos marcantes da história cultural da Figueira da Foz, conjuntamente com o Rancho do Vapor, das Rosas e outros.
Na foto, publicada numa edição especial do jornal NORTE DESPORTIVO (31 de agosto de 1947), vê-se o Rancho numa atuação no Coliseu Figueirense.
Era presidente da direção, Plácido Mourinha, que no elenco diretivo era, nesta época, acompanhado de José Simões Bugalho, José Tavares, João Mendes da Costa (diretor artístico e ensaiador), António Mendes, Raul António e João Antunes.

2 comentários:

Amilcar Leitão disse...

Caro Sr. Dr.
O Rancho das Rosas , o das Flores de Portugal e as Cantarinhas de Buarcos foram os primeiros a vir actuar às Festas e Feira de Verão de Sobral de Monte Agraço, festas cívicas que fazem este ano um século.
Poderia ajudar-nos a reconstituir os trajes dos dois oprimeiros para que possamos representa-los no desfile que estamos a preparar ? Quanto ao de Buarcos vamos pedir-lhes uma delegaçao pra participar do evento. MUITO GRATO

Amilcar Leitão disse...

Muito obrigado pela informação.
Do Rancho das Rosas já fomos informados pela C. Municipal da Figueira de que há uma senhora que ainda conserva um traje completo. Vamos convida-la para vir mostrá-lo.
Quanto ao das Flores de Portugal como as fotos são a preto e branco vai ser difícil fazer uma cópia fiel. No entanto há uma monografia na Biblioteca Nacional onde talvez se refiram as cores. Muito obrigado pela sua informação.