sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal na Figueira da Foz

Na Biblioteca Pública Municipal Pedro Fernandes Tomás, na Figueira da Foz,  encontra-se um presépio tradicional, que relembra a infância, onde o musgo, a areia e outros materiais recolhidos na natureza são reis entre Reis, animais, e a Sagrada Família.
 
 
 Montado pelas habilidosas mãos de colaboradoras deste equipamento cultural, é sem dúvida um regalo para os mais pequenos e um resgatar de memórias para os graúdos.

 
Ainda na Biblioteca poderemos contemplar um presépio moderno, onde as figuras ganharam “vida” pela mão dos alunos do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Bernardino Machado, também da Figueira.. Este presépio foi executado com materiais reciclados, aplicando a técnica do papel maché.
 
No Museu Municipal Santos Rocha, nesta cidade da Figueira da Foz, não há presépios em exposição, mas mesmo assim, não se vai desiludir, pois na Sala de Exposição Permanente de Arte Sacra pode apreciar-se: uma figura de presépio Nossa Senhora (séc. XVIII - 2º metade - barro policromado, uma escultura da Nossa Senhora com o menino, em barro policromado (João Afonso? -1ª metade séc. XV) e também uma pintura em têmpera e madeira, do século XIV, da autoria de Pietro Cavallini, Nossa Senhora com o Menino.

 

Sem comentários: