quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jornadas de Teatro Amador da Figueira da Foz

Amanhã há teatro
em Tavarede
O grupo "Teatro do Oblíquo", da Associação Viver em Alegria, vai levar à cena amanhã (sexta-feira), a sua peça "A Visita do Senhor Pirandello", comédia com base em textos do imortal dramaturgo italiano. 
Participação especial de habitantes da freguesia de Maiorca (Figueira da Foz).
 Ao contrário do que por lapso surge no cartaz das XXXVII Jornadas de Teatro Amador da Figueirada Foz, o espetáculo vai ter lugar na Sociedade de Instrução Tavaredense - SIT, às 21h30.
...«Luigi Pirandello (1867-1936) , prémio Nobel da Literatura em 1934, foi um dos mais importantes e inovadores autores do teatro moderno. A “ficcionada” visita de Pirandello à Figueira da Foz e da sua curiosidade em ver uma peça de teatro em exibição é o ponto de partida deste trabalho, que pretende, para além do entretenimento próprio do teatro, que cada espectador usufrui à sua medida, dar a conhecer os seus conceitos de teatro. 
Com base nos contos "A Tragédia de um Personagem" e “A Verdade”e ainda citações retiradas das suas peças "Esta Noite Improvisa-se" (1930) e "Seis Personagens à Procura de Autor" (1921), que se tornaram um marco no teatro moderno e alteraram para sempre o modo de representação e de encenação da obra teatral, ao introduzir na própria trama a relação ator/personagem, construímos um enredo que começa com uma peça dentro da própria peça. Comédia, assim o cremos, baseada na obra do escritor brasileiro Paulo Sacaldassy, pretende levar ao espetador um conjunto de “aparências”, naturalmente subjetivas, que ridicularizam tudo e todos.(...)»

Sem comentários: