quinta-feira, 15 de maio de 2014

Teatro figueirense

Pateo das Galinhas na final
 
 
Esta sexta-feira, o Páteo das Galinhas  - Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz apresenta  "O Hotel", no pequeno auditório da Culturgest, Lisboa, inserido no Projeto PANOS: Palcos Novos Palavras Novas.
 
Com texto de Gonçalo M. Tavares e encenação de Júlio Sousa Gomes, e participação de 9 jovens dos 14 aos 18 anos da classe jovem de teatro do Pateo das Galinhas,  O Hotel retrata com precisão geométrica um mundo opressivo com regras e costumes feitos de bocados do nosso mundo e da sua História. Há meninos que fazem de cães, lutas entre cegos, loucura e desemprego, tratamentos médicos que travam e aceleram. E no centro de tudo um hotel que, como o próprio texto, tem várias salas, entradas  e buracos.
Os PANOS juntam a nova escrita para teatro ao teatro que é feito nas escolas ou por grupos juvenis. Pela nona vez, mais de trinta grupos de todo o país encenaram uma das três peças oferecidas (escritas de propósito para serem representadas por adolescentes): dois originais portugueses e um texto traduzido do Connections, programa do National Theatre de Londres em que os PANOS se inspiram.
O Páteo das Galinhas foi um dos 6 grupos selecionados para a a presentação final que decorrerá nos palcos da Culturgest nos dias 16, 17 e 18 de maio.
 

Sem comentários: