quarta-feira, 25 de março de 2015

Ler na Figueira da Foz


Concurso Concelhio de Leitura
 
Pelo terceiro ano consecutivo, a Biblioteca Municipal Pedro Fernandes Tomás,  e o Grupo de Trabalho Concelhio da Figueira da Foz para a Rede de Bibliotecas Escolares, promovram a realização do Concurso Concelhio de Leitura, que desde o ano 2014 passou a incluir a participação, para além de alunos do 2º CEB, de alunos do 1ºCEB da rede pública e também particular.
A final do 2º CEB decorreu, na tarde de 17 deste mês, no Centro de Artes e Espectáculos,  e contou com a participação de 24 alunos das escolas EB2/3 Dr. João de Barros, EB2/3 Dr. Pedrosa Veríssimo, EB2/3 Infante D. Pedro, EB2/3 Pintor Mário Augusto e do Colégio de Quiaios, que leram "A Porta” de José Fanha e a "História de um caracol que descobriu a importância da lentidão” de Luís Sepúlveda.

 
Tomás Rodrigues, da Escola Infante Dom Pedro, foi o vencedor. Miguel Carrasqueiro, da escola Dr. João de Barros ficou em segundo lugar e Leonor Leite, da escola Infante D. Pedro, em terceiro.    
O momento de animação "Palavras Mágicas" esteve a cargo de André Madaleno. 
A final do 1º CEB decorreu no dia 19 de março, também no Centro de Artes e Espectáculos,  e contou com a participação de 55 alunos (EB1 Castelo, EB1 Serrado, EB1 Maiorca, EB1 Carvalhais, EB1 Costa de Lavos, EB1 Marinha das Ondas, EB1 Paião, EB1 Regalheiras, EB1 Santa Luzia, Centro Escolar S. Julião - Tavarede, EB1 Abadias, EB1 Rui Martins e EB1 Viso), os quais leram os livros "O segredo do rio” de Miguel Sousa Tavares e “A Menina que sorria a dormir” de Isabel Zambujal.
Esta foi uma final muito competitiva e demonstrativa das capacidades dos alunos participantes. Dos 55 alunos finalistas  17 passaram à prova oral. 
Venceu esta final João Martins, da EB1 das Abadias. Os primos Duarte  e João Gil, da EB1 de Maiorca, classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
 
A atividade criativa de animação “Jogar ao teatro” ficou a cargo do ator e encenador Emanuel Rodrigues, mas antes ainda houve tempo para as crianças assistirem a alguns filmes de animação,  participantes em edições de anos anteriores do Cinanima -  Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Sem comentários: